sexta-feira, 24 de junho de 2016

Profissionais da Educação que lutam pela construção do Fórum Municipal de Educação conseguiram (a duras penas e com o pedido da sociedade civil) sua constituição IMEDIATA!

No dia 23/06, profissionais da educação, legislativo e sociedade civil se reuniram para discutir o Plano Municipal de Educação e a construção do Fórum Municipal de Educação.
Os palestrantes Cleuza Repulho e Prof. Carlos foram convidados para abrir as discussões, porém suas falas estavam marcadas, manipuladas e encomendadas pela atual gestão da Diretoria de Educação – Jussara Possebon, Rosária Castro, Zilma Prota, Karla Oliveira e Eliséte Fernandes.
Todos foram unânimes em delegar ao Conselho Municipal de Educação a tarefa de monitorar o desenvolvimento do Plano Municipal de Educação, porém a maioria dos presentes na palestra foi contra essa decisão e solicitou a construção imediata do Fórum Municipal de Educação.
Leandro (Instituto Natura) afirmou que o fórum será criado, pois é lei e que o problema está na participação. Concordamos com Leandro e afirmamos que é exatamente por isso que o Conselho Municipal de Educação não pode estar de forma isolada nessa empreitada junto à Diretoria de Educação, pois as reuniões que ocorrem não são divulgadas, sequer sabemos as discussões que acontecem, não há um boletim informativo (o último que existe é de 2010 e consta no site da prefeitura) e as reuniões ocorrem no horário de trabalho dos profissionais e munícipes. Sendo assim, como iremos participar? Esse é um dos problemas que faz com que a participação não ocorra, por isso é tão difícil! Outro problema é o medo: em Cajamar quem se coloca é ameaçado, exposto ao ridículo, humilhado ou assediado moralmente! Por isso, não há participação... essa cultura está instituída no município e precisa ser quebrada... que seja a educação a pioneira nesse processo!
Contrário à construção do Fórum Municipal de Educação temos o Diretor de Escola Neimar Possebon quando diz: “Este é um ano eleitoral e este fórum tem que ser construído, mas depois das eleições”. Diante dessa fala questionamos: o que ele conhece sobre o fórum? Como pode relacioná-lo a questões políticas ao dizer que não pode ser construído agora por causa das eleições? Quem é que está fazendo política partidária? Como pode reduzir a construção de um fórum a uma questão eleitoral?
Coincidentemente, Neimar é marido da atual Diretora de Educação Jussara Possebon que, sequer se pronunciou durante as discussões e, o mesmo, dizemos de sua equipe Zilma Prota, Karla Oliveira, Rosária Castro e Eliséte Fernandes. Uma gestão omissa, calada, desprovida de argumentos consistentes e sem diálogo com os presentes. Realmente não é isso que esperamos de uma gestão educacional!
Enfim, teremos o fórum e, com certeza, cobraremos uma ação e uma atitude imediata do Conselho Municipal de Educação! Basta de morosidade! Chega da falta de resposta da Diretoria de Educação! A partir de agora as discussões serão em outro nível... discutiremos políticas públicas com discernimento e conhecimento!

0 comentários

Postar um comentário