sábado, 11 de junho de 2016

A fala de uma professora de Cajamar silencia vereadores e público presente na Sessão da Câmara que ocorreu em 11/05/2016

A fala da professora ocorreu em uma das sessões da Câmara de Vereadores, na qual foi apresentado um requerimento solicitando a construção do Fórum Municipal de Educação. Após as colocações feitas por vereadores, bem como as diversas reações do público presente as colocações da educadora encerrou a discussão e silenciou o plenário. Abaixo, colocamos alguns trechos...

Sou professora, me chamo Fernanda, estou aqui na Prefeitura do Município de Cajamar há 10 anos, eu tenho dois cargos de educação infantil e de ensino fundamental, portanto sou funcionária pública disponível de todos os moradores de Cajamar na área de educação [...].
Nós viemos para conversar com aquele vereador porque, em primeiro lugar, esse plano é de todos que estão aqui [...]. Isso não é de ordem e interesse de professores, isso é ordem e direito da sociedade civil. Isso não depende de uma política de “x” ou “y”. Realmente... politicagem... nós não estamos aqui para isso! Por que em 10 anos [...] já se passaram vários aqui! Então, a questão não é essa... senhores e senhoras autoridades e todos que estão aqui. Eu represento hoje as minhas 70 crianças [...].
[...] O que eu quero dizer a respeito disso? Esse plano de educação... essas metas foram construídas [...]. Eu respeito muito a diretora de educação e todas as que passaram, mas é preciso ser dito: essas metas só vão ter elegibilidade se houver esse fórum... essa constituição [...]. [...] O que nós temos que fazer, pais, professores, autoridades, sociedade civil? Todos nós temos que saber! Então eu pergunto: quem tá aqui sabendo o que é esse plano de educação? Vocês estão falando de merenda, vocês estão falando de sala cheia, sala vazia, carteiras que foram repostas. Eu estou numa escola que tem 60 carteiras novas de 900 alunos e eu acho que ela fez muito bem de repor o que falta porque as escolas, infelizmente, estão superlotadas.
Então, isso não é esse governo! Nós estamos aqui não é para criticar ninguém! Chega uma hora [...] que bate a consciência política. Eu me calei muitas vezes... muitas... mas agora a gente não pode se calar mais! [...]. [...] Nós não estamos aqui para fazer politicagem. Não se trata de uma luta por categoria, se trata por uma luta da sociedade civil, dos direitos e deveres [...]. Muito obrigada! Eu agradeço!

Fala do Presidente da Câmara:
Professora, muito obrigado! Nenhum mais dos senhores querendo discutir, está em votação. Os favoráveis permaneçam sentados (neste momento, 5 vereadores se levantaram votando contra a constituição do Fórum Municipal de Educação que é o responsável por acompanhar e monitorar as metas dos Plano Municipal de Educação). Aprovado o Requerimento nº 95/2016 por 9 votos favoráveis e 5 votos contrários.


Segue o link com o vídeo completo: https://www.youtube.com/watch?v=j9JxMFJXdkg. A fala da professora se encontra no tempo de 1h22min.

2 comentários

Unknown 12 de junho de 2016 às 14:22

Agora estamos aguardando a resposta ao requerimento aprovado pela câmara de vereadores. Pois, passado um mês a prefeita ainda não encaminhou uma resposta à casa do legislativo.

Unknown 12 de junho de 2016 às 15:24

É verdade Jaqueline... ainda não tivemos resposta sobre algo que qualifica a educação do nosso município e que está totalmente pautado em um processo de gestão democrática. Por isso não podemos desistir, pois somos educadores e formadores de opinião. Sendo assim, que comece por nós a mudança de postura no município para que todos entendam, de uma vez por todas, que o Fórum de Educação impede a ruptura de um trabalho educacional, pois nossos alunos são seres humanos e não objetos, por isso o ensino deve se qualificar independente de quem está no poder. Continuemos nossa luta!

Postar um comentário