terça-feira, 14 de junho de 2016

2º COMPROMISSO QUE O MUNICÍPIO DEVE ASSUMIR APÓS A APROVAÇÃO DO PME: CRIAÇÃO OU CONTINUIDADE DO FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

De acordo com a vice-presidenta da Undime, Manuelina Martins, o processo democrático que envolve os Planos de Educação, segundo o previsto pelo PNE aprovado no ano passado, deve continuar a existir por meio dos Fóruns Municipais de Educação (FMEs). “O Fórum é uma comissão permanente e que agrega os diferentes membros da sociedade no acompanhamento e monitoramento das metas do Plano”, comenta Manuelina.

Neste mesmo sentido, o professor Rubens de Camargo ressalta a importância do Fórum mesmo para os municípios que não os instituíram durante a construção do Plano de Educação. “Deve haver cobrança para a instituição de Fóruns e Conselhos nas cidades em que ainda não existem com o objetivo de realizar o acompanhamento da execução do Plano”, defende.
O MEC e o Fórum Nacional de Educação (FNE), segundo Rubens, devem auxiliar Fóruns Municipais e Estaduais de Educação no acompanhamento de seus PMEs. “O MEC e o próprio FNE devem dar exemplos de como está sendo executado o PNE, criando ferramentas, induzindo processos de discussão e socializando experiências positivas de monitoramento dos Planos”, sugere o professor. 


Algumas considerações:

Essa matéria dispensa comentários, pois é o que estamos pleiteando em Cajamar (após 40 dias do requerimento enviado à Câmara Municipal, ainda não obtivemos resposta).

Queremos, desejamos e exigimos, enquanto profissionais da educação e formadores de opinião, a construção do Fórum Municipal de Educação para que o grupo que o compor seja legitimado e formado para acompanhar e monitorar as metas do PME e, assim, considerar nesse processo as diferentes demandas envolvendo a todos que fazem parte da educação e da sociedade civil: alunos, pais, conselhos, comunidade, professores de todos os segmentos (infantil, fundamental, EJA e AEE), psicopedagogas, gestores de escolas entre outros. Enfatizamos isso porque cada um desses segmentos têm demandas que lhes são próprias e que devem ser discutidas para qualificar a educação. Os membros do Fórum podem monitorar o que está sendo feito e cobrar o que não está sendo realizado considerando as especificidades de cada grupo de profissionais presentes no PME.


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