O ideal é que a Administração Municipal chame uma audiência pública com
todos(as) os(as) interessados(as) a compor o Fórum de
Educação. Se isso não acontecer, tente primeiro marcar uma reunião com o(a)
Dirigente Municipal de Educação, solicitando tal criação. Nesse caso, sugere-se
que a reunião seja feita com a participação das várias pessoas e organizações
interessadas na criação do Fórum.
Essa audiência pública servirá tanto para divulgar que o Fórum de Educação será criado, quanto para convocar todas e todos interessados que desejem compor essa instância da gestão educacional no município. Por isso, é de fundamental importância que a audiência seja divulgada amplamente nos meios de comunicação, por cartas, cartazes, no site da Secretaria de Educação, em jornais e rádios locais e por meio de outras formas junto a escolas, famílias, fóruns e organizações da sociedade civil, outros setores governamentais e serviços públicos e para a população em geral. Quanto mais participação melhor!
Sempre que possível, é fundamental prever nessa composição o diálogo
entre município, estado, União e sociedade civil, para que o processo esteja
voltado para a construção de uma política de Estado. Lembrando que o Plano de
Educação deve abranger todas as ações e serviços educacionais presentes no
respectivo local, contemplando as diferentes redes de ensino. Os Planos têm
caráter de médio e longo prazos e devem pautar a política de duas ou mais
gestões governamentais na área da educação.
Em geral, os Fóruns de Educação devem garantir a participação de todas e
todos os interessados, podendo debater suas regras de composição e
funcionamento no momento de elaboração de seu regimento interno.
Considerando que os Fóruns são permanentes, sua composição deve
considerar a participação de grupos organizados no município, como movimentos,
fóruns, associações, conselhos, sindicatos, entre outros. A participação deve
viabilizar a representação destas organizações, fortalecer seus vínculos, dar
suporte e apoio aos representantes e aos órgãos e entidades representadas nesta
instância.
O Fórum deve ser composto pelos vários segmentos sociais que estão
direta ou indiretamente relacionados com a educação, tais como: 1) Poder
Público, 2) Sindicatos, 3) Movimentos Sociais e Redes da Sociedade Civil, 4)
Familiares e cidadãos interessados na temática, 5) Estudantes e Juventude, 6)
Universidades, entre outros. Nesta composição, deve-se garantir a representação
do Conselho Municipal ou Estadual de Educação, órgãos com várias atribuições,
dentre elas a elaboração de orientações para a construção dos planos de
educação.
É importante garantir também na composição do Fórum, a participação de
gestores, sociedade civil, comunidade escolar, além de profissionais e usuários
de demais áreas, como da assistência social, saúde, cultura e meio ambiente,
por exemplo, já que as políticas educacionais ocorrem em interação com as
demais políticas do município.
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